Pousada
Horizonte Azul

Boipeba Bahia Brasil



As aldeias


Além dos atrativos naturais, Velha Boipeba possui uma arquitetura que expressa, no colorido e nas formas de suas casas, o bom gosto da população.

Além disso, há por toda parte o cultivo de flores ornamentando as fachadas.

Exemplo importante da arquitetura local é a Igreja do Divino Espírito Santo, uma edificação do século XVII, com altares neoclássicos e azulejos retratando temas bíblicos, marco da ocupação jesuítica.


Situada no lado oriental da ilha, é uma das principais comunidades de pescadores de Boipeba, com atrativos de grande beleza paisagística.

Sua praia fica em frente a uma formação de recifes onde, durante a maré baixa, formam-se Piscinas Naturais.

Pode-se chegar a Moreré através de passeios de barco que incluem visitas às piscinas, através de caminhadas pela praia ou seguindo uma trilha pelo interior.


Também conhecida por São Sebastião, Cova da Onça é outra vila, situada ao sul da Ilha.

O nome vem da existência de uma pequena gruta, onde, segundo a lenda, há um esconderijo subterrâneo utilizado pelos jesuítas durante os ataques indígenas.

Nesse esconderijo, os jesuítas teriam deixado uma imagem de São Sebastião, padroeiro do local.
O povoado pode ser visitado através de trilhas de três horas que passam pela Mata do Serrão ou pelo povoado de Monte Alegre.

As praias

Boca da Barra

Boca da Barra

Localizada à foz do Rio do Inferno, esta praia é ponto de partida para os passeios de barco oferecidos pelas agências locais. Nessa praia fica a maioria das pousadas, sendo muito utilizada para banho ou pesca.

Tassimirim

Praia de Tassimirim

Tassimirim é caracterizada por extensas formações de recifes onde pescadores praticam a pesca de rede, o mergulho e a mariscagem de polvos e lagostas. Ótimo lugar para relaxar e ler um livro à sombra de suas amendoeiras. Aproveite para tomar um banho em suas águas mornas e calmas.

Cueira

Praia da Cueira

Logo após Tassimirim, inicia-se a praia da Cueira com suas areias brancas dominando a paisagem de vastos coqueirais. Ao sul, encontra-se a foz do rio Oritibe, numa enseada com formações rochosas. Além do banho de mar, a praia possibilita a prática do surfe.

Moreré

Praia do Moreré

A praia fica em frente a uma formação de recifes onde, durante a maré baixa, formam-se Piscinas Naturais. Um banco de areia permite na maré baixa longas caminhadas pela praia até os recifes de corais. Divirta-se aproveitando a beleza de suas águas.

Ponta dos Castelhanos

Ponta dos Castelhanos

Ponta dos Castelhanos é uma das mais desertas praias de Boipeba, ponto de desova de tartarugas marinhas. Protegida por uma formação de recifes que ameniza a força das ondas, a área é indicada para o mergulho. O nome é referência a um galeão espanhol naufragado no século XVI, cujos destroços encontram-se, ainda hoje, no fundo do mar.